BIOMIMÉTICA

BIOMIMÉTICA

O talento da natureza como inspiração.

Bio= Vida

Mimética= Modelo/imitação

 

A natureza na sua essência já possui harmonia e equilíbrio, já foi comprovado para os seres humanos que esse universo vive de forma plena e sustentável, não há carência de recursos e nem desperdício, todo processo é aperfeiçoado e cada ser administra seu patrimônio de forma racional, sem gasto de energia e material, sempre em busca de renovações, inovações e soluções para os problemas, logo, problemas não fazem parte dos fundamentos da natureza.

O homem se apropriou dessas engenhosidades para suas necessidades, aspirações e ganancias, esses recursos à natureza já usufrui de forma natural e racional. Desse patrimônio biológico se extrai formas, funções aprimoradas por muitas evoluções e o principal, sabedoria de como cada individuo interage entre si e o meio que ele esta inserido.

Nas diversas áreas do conhecimento se busca inspiração, inovação e um incansável  anseio por aprimoramento através da observação da natureza. A biomimética tem três principais campos de estudo, natureza como modelo, resolução de problemas, solucionados com aprendizagem adquiridos com o passar dos anos e como mestre através dos ensinamentos observados pela sabedoria da natureza.

Já esta mais que provado o quanto a natureza colaborou com o nosso planeta, o homem se apropriou desses ensinamentos para criar ferramentas fantásticas que auxiliam nossas vidas. O design, a área do conhecimento da inovação, busca sempre a solução para os problemas dos projetos e um deles é ser cada vez mais eficaz e sustentável. Leonardo da Vinci foi um entusiasta do estudo da natureza e já usava essas referencias e recursos para suas invenções, em seus estudos Leonardo observou que as soluções são eficazes e na maioria das vezes muito simples.

 

“A simplicidade é o último grau da sofisticação.”

Leonardo Da Vinci.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *